Honorée de Balzac (1799 - 1850)
Escritor francês, autor de A Comédia Humana. Nascido em Tours, em uma família da próspera classe média de então. Aos oito anos de idade, ingressou nos estudos em uma escola de regime de internato, onde a leitura é sua principal atividade. Aos quatorze anos, sofrendo de uma exaustão nervosa, torna à sua casa, completando os estudos em um liceu da região.
Em 1814, ingressa relutantemente no estudo das leis. Apesar disso, completa seus estudos e acaba por convencer sua família de sua vocação literária. A grande vontade de Balzac dirige-se inicialmente para a composição de peças teatrais, iniciando com a peça Cromwell, em 1819. Sem sucesso em sua primeira realização artística, tentam dissuadí-lo de sua vontade.
Em 1821, ele encontra Laura de Berny, figura que influenciaria e inspiraria na criação de muitas de suas personagens femininas. Foi graças ao sucesso de seu primeiro romance, Les Chouans, que Balzac dá prosseguimento a sua produção literária. Tal sucesso o impele à sua forma de expressão por excelência, o romance.
É na obra A Comédia Humana que Balzac atinge um dos pontos mais altos de sua expressão. O título da obra, inspirado em Dante, já carrega um conteúdo de características mais coletivistas, e tal obra pretende de fato fixar um quadro social, em que é feita uma espécie de anatomia da sociedade e das paixões que nela circulam. Na obra subseqüente de Balzac, o dinheiro é identificado como a mola mestra dos anseios, o grande intermediário social, superando todos os demais interesses.
A retratação do quadro social por Balzac estabelece-se, em seus romances, através de uma grande harmonização entre os elementos narrativos como as intrigas da ação e a análise dos personagens. Além do grande valor estético da obra de Balzac, o conteúdo já encerra princípios de uma óptica que faria escola na literatura mundial, acerca da análise social do homem.
Ver autores do Realismo na França
Biografia em outro site do autor francês
Balzac (Escritor da França)(wiki)
Honoré de Balzac
Honoré de Balzac (França)
A Mulher de Trinta Anos (1832)
Eugénie Grandet (1833)
O Pai Goriot (1834)
As Ilusões Perdidas (1843)
Esplendores e Misérias das Cortesãs (1847)
Os Jornalistas
Código dos Homens Honestos ou Arte de Não Deixar
A Pele de Onagro
O Xale de Selim e Outros Contos
Mulher Abandonada
A Prima Bette
O Primo Pons
Uma Paixão no Deserto
O Elixir da Longa Vida
Ilusões Perdidas
A Comédia Humana (Obra completa reunida em 17 volumes)