Arthur Rimbaud (1854 - 1891)
Jean Nicholas Arthur Rimbaud, poeta francês, nascido na cidade de Charleville, cuja carreira, meteórica e precoce, originou obras precursoras do estilo simbolista.
Filho de um militar francês, Rimbaud perde seu pai aos seis anos de idade e, aos dez, já inicia sua atividade literária.
Tendo em vista as escassas possibilidades culturais na província onde nasceu, o poeta parte para Paris aos seus dezessete anos, entrando então em contato com os círculos intelectuais da capital.
Nesta mesma idade (em 1871) compôs um de seus mais famosos poemas, “O Barco Bêbado”. Nesta época também conheceu o renomado poeta Paul Verlaine, com o qual travou grande amizade.
Verlaine logo simpatizou com o teor dos poemas de Rimbaud e foi justamente o responsável pelo estabelecimento de Rimbaud em Paris. Tornados amigos íntimos, fizeram viagem à Bélgica, experiência na qual a obra Uma Estação no Inferno foi inspirada.
Nesta obra, escrita em prosa poética e já apresentando a semântica simbolista, Rimbaud registra entre outros temas sua relação com o poeta que, segundo consta, tornou-se bastante tensa.
Verlaine foi, mais tarde, o responsável pela publicação de Iluminações (1886), volume que reuniu poemas deixados por Rimbaud, que havia então partido para a África, abandonando a carreira literária e transformando-se em um negociante.
Rimbaud jamais voltaria a escrever. No ano de 1891 voltou a Paris para tratar-se de um tumor no joelho que resultou em amputação de uma perna. Morreu aos trinta e sete anos, legando uma das mais intrigantes e originais obras poéticas da literatura universal totalmente composta em sua fase de transição da adolescência para a maturidade.
Arthur Rimbaud
Rimbaud (Escritor da França)(wiki)
Arthur Rimbaud (França)
Obras:
O Barco Bêbado (1871)(poema)
Uma Estação no Inferno
Iluminações (1886)