Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Silvio Tibiriça de Almeida (1867-1924)

Poeta, cronista, ensaista, crítico e filósofo brasileiro. Nasceu em 28 de agosto de 1867, em Pouso Alegre, Minas Gerais e faleceu em 1924, em São Paulo.

Órfão muito cedo, lutou com grandes dificuldades para poder vencer na vida. Sua mãe, de quem recebeu grandes estímulos, auxiliou-o nas primeiras letras.

Inicialmente cursou um colégio em sua cidade natal, passando-se posteriormente para o Rio de Janeiro, onde concluiu seus estudos secundários. Vindo para São Paulo, começou a lecionar no Colégio Ivahy, para poder se manter, e ao mesmo tempo, matriculou-se na Faculdade de Direito, onde se bacharelou em 1885.

Era muito admirado por seus colegas como um grande latinista, pois sua paixão, desde a infância, foram as línguas mortas. Se bem que fosse possuidor de um título de bacharel, nunca abandonou o magistério, havendo ocupado sucessivamente as Cadeiras de Português e Literatura do Ginásio do Estado, e, também, o cargo de Diretor do Ginásio Paulista, mais tarde Instituto de Ciências e Letras.

Escreveu várias obras iniciando-se como poeta com Efêmeras, livro de poesias que realça os seus dotes inatos de homem de letras.

Entre os anos de 1907 e 1913, colaborou nas colunas do O Estado de São Paulo, escrevendo uma série de críticas que, enfeixadas mais tarde em um volume, receberam o nome de Divagações.

Mas foi como ensaista, crítico e filósofo, que mais se distinguiu. A Máscara de um Poeta, notável ensaio sobre Cristóvão Falcão, tornou-o conhecido.

O Antigo Vernáculo resume em suas páginas toda uma época. Casou-se em 1892 com a poetisa Prisciliana Duarte de Almeida. Foi sócio fundador da Academia Paulista de Letras, cadeira nº 17, patrono Júlio Ribeiro, posteriormente ocupada por Otoniel Mota.

Sílvio Tibiriçá de Almeida (Brasil)


Retorna ao Índice

Fonte: •NEUB - Novissíma Enciclopédia Universal Brasil,Ed.Amazonas, • ( Literatura e Leitura ) •