Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

Raimundo Correia (1860 - 1911)

Raimundo da Mota Azevedo Correia

Escritor brasileiro, nascido em 1860, a bordo de um navio que transitava pela costa do Maranhão. Juntamente com Olavo Bilac (1865-1918) e Alberto de Oliveira (1859-1937), foi um dos membros da chamada Trindade Parnasiana. Teve seus primeiros estudos realizados no Colégio D. Pedro II no Rio de Janeiro, prosseguindo seus estudos superiores em São Paulo, na Faculdade de Direito.

Neste período, foram claras suas posições políticas de feições liberais. Ao formar-se, exerceu a magistratura nos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Lecionou no Ginásio Fluminense em Petrópolis, e também na Faculdade de Direito em Ouro Preto. Foi secretário da legação brasileira em Lisboa.

Faleceu em Paris, em 1911, em tratamento de saúde. Em sua época, foi considerado um dos maiores poetas do fim do século, embora sua participação na vida literária tenha sido reduzida, em detrimento de sua excessiva timidez, além de sua ocupação enquanto juiz de direito. Sua poesia retratou, inicialmente, suas meditações de caráter constantemente melancólico, que caracterizam as inquietações do final do século.

Podemos atribuir esta característica em sua primeira obra, Primeiros Sonhos, de caráter acentuadamente romântico. Já na publicação de Sinfonias, fez-se presente o rigor poético que o faria ser notado como o sonetista admirável. O retrato da transitoriedade da vida fez-se, então, constantemente marcante em sua poesia, moldado por fortes combinações semânticas e musicais.

Raimundo Correia primava pela escolha do estilo sóbrio e, a gosto dos parnasianos, pela utilização da combinações raras como meio de aperfeiçoamento da palavra poética. Sonetos como Mal Secreto, As Pombas e Anoitecer lhe renderam a fama, em seu tempo, de um dos mais brilhantes sonetistas do lirismo brasileiro.

Ver autores do parnasianismo no Brasil

Leia sobre Parnasianismo

Raimundo Correa - Biografia
Biografia em outro site do autor brasileiro Raimundo Correia

Raimundo Correia

Obra: Primeiros Sonhos, 1879; Sinfonias, 1883; Versos e Versões, 1887; Aleluias, 1891, Poesias, 1898.

Retorna

Fonte: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •