Euclides da Cunha (1866 - 1909)
Escritor brasileiro. Nasceu em Santa Rita do Rio Negro, na então província do Rio de Janeiro. Concluídos os preparatórios, ingressou na Escola Politécnica, transferindo-se pouco depois para a Escola Militar, de onde foi desligado devido a um incidente que teve com o ministro da guerra, no qual manifestou sua fé republicana.
Proclamada a República, pôde concluir seu curso de engenheiro militar. Abandonou o exército para se dedicar à engenharia civil. Como correspondente do "Estado de São Paulo", Euclides da Cunha acompanhou o desenvolvimento da campanha de Canudos.
Trabalhou em São Paulo no conserto de pontes e estradas. Foi então que, encarregado de reconstruir a ponte metálica de São José do Rio Pardo, ali escreveu sua monumental obra Os Sertões, aproveitando os artigos que escrevera para a imprensa e inúmeras notas que trouxera de sua viagem a Canudos. Trabalhou na demarcação dos limites com o Peru, como chefe da comissão mista do Alto-Purus, e nos últimos tempos de sua vida, esteve adido ao Itamarati, como auxiliar técnico do barão do Rio Branco no estudo das questões de fronteira.
Disputou com Farias Brito a cadeira de lógica do colégio Pedro II. Era membro da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico. Morreu assassinado. Além de Os Sertões, escreveu: Contrastes e Confrontos, Peru versus Bolívia, Martim Garcia, Castro Alves e o Seu Tempo, À margem da História; também colaborou no jornalismo. (Fonte 1)
Informações da segunda fonte
Romancista. Iniciou o curso de engenharia na Escola Central Politécnica no Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Escola Militar, da qual foi expulso em 1888 por motivo de rebeldia. Positivista, antimonárquico e abolicionista, com a proclamação da República foi readmitido no Exército. Cursou engenharia militar na Escola Superior de Guerra e bacharelou-se em matemática e ciências naturais, dedicando-se à engenharia civil e ao jornalismo. Foi enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo, em 1897, para cobrir a guerra de Canudos, causada pela rebelião de fanáticos religiosos na Bahia. Autor de Os sertões, obra, "precursora para o desenvolvimento das ciências sociais dos anos 30 e 40" (Antônio Cândido), que trouxe "para a linha de frente do pensamento nacional a indagação das razões do atraso do interior do país e deste país em relação aos outros" (Walnice Nogueira Galvão). Foi membro da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Fonte www.bn.br
Leia mais em www.euclidesdacunha.org
Veja autores do Simbolismo no Brasil
Leia aqui sobre a Guerra de Canudos
Euclides da Cunha - Biografia
Biografia em outro site de Euclides da Cunha
Biografia em outro site do Imortal
A vida do escritor Euclides da Cunha, destacando a temática e o contexto social
descritos nesta obra, como a Guerra de Canudos, o latifúndio, o coronelismo,
o sertanejo e o messianismo.
Euclides da Cunha (Brasil)
Obras:
Os Sertões - Resumo da obra
Os sertões - Resumo
Os Sertões (pdf)
Os Sertões (zip)
Caderneta de Campo
A Margem da História (zip)
Peru versus Bolívia (248K)(pdf)
Peru versus Bolívia (zip)
Contrastes e Confrontos (zip)
Independência a República: esboço político
Ondas e Outros Poemas Esparsos (zip)