Clique aqui para entrar em Literatura_e_Leitura
urs.bira@uol.com.br

Imprimir esta página Home page de Ubiratan Voltar à página anterior

José Basílio da Gama (1741 - 1795)

Poeta brasileiro, nasceu em Minas Gerais e faleceu em Lisboa. Estudou em Portugal e viveu algum tempo em Roma, ingressando na Arcádia Romana com o nome de Termindo Sipílio. De volta a Lisboa foi condenado, por suspeita de jesuitismo, ao degredo em Angola. Salvou-o um epitalâmio que dedicou à filha do marquês de Pombal, que o indultou, libertou e protegeu.

Merecedor do título de clássico de nossa literatura e do de precursor do romantismo no Brasil, B. da Gama escrevia em linguagem pura, correta e singela. Seus versos não foram afetados nem tão pouco prosaicos; ricos em belas descrições, aproveitaram bem a inspiração do ambiente americano, fugindo aos moldes virgilianos. Escreveu: Uraguai (o poema mais notável do Brasil Colônia); Quitúbia; Declamação trágica.

Sua obra mais importante é o poema épico Uruguaio, que narra as lutas dos Setes Povos das Missões do Uruguai contra o exército luso-espanhol que vinha executar os dispositivos do Tratado de Madrid (1750), o qual transferia aos portugueses essas missões e aos espanhóis a Colônia do Sacramento. (Fonte 1)



Texto da segunda fonte:

Filho de pai português e mãe brasileira, Basílio da Gama ainda na infância fica órfão de pai e graças a um protetor segue para o Rio de janeiro e ingressa no Colégio dos Jesuítas. Expulsos estes em 1759, Basílio da Gama termina os estudos no Seminário de São José e embarca para a Itália, onde adere à Arcádia Romana, e adota o pseudônimo de Termindo Sipílio. Depois de breve passagem pelo Rio de Janeiro, segue para Lisboa e matricula-se na Universidade de Coimbra. Foi preso e condenado ao degredo em Angola sob suspeitas de estar ligado à Companhia de Jesus. Na prisão, escreveu um epitalâmio dirigido à filha do Marquês de Pombal, e alcança com isso comutação da pena. Em 1769, para provar seu antijesuitismo oportunista, escreveu o poema Uruguai, que dedicou a um irmão do Marquês, ex-governador do Pará, publicado pela Régia Oficina Tipográfica de Lisboa. Estabelecido em Lisboa, em 1774 foi nomeado oficial da Secretaria do Reino. A mudança de governante, em 1777, não lhe alterou a situação, mas daí por diante nada merecedor de relevo lhe ocorreu. Em 1790, recebe o hábito de Santiago, das mãos de D. Maria I.

Fonte www.bn.br
Ver autores do Arcadismo no Brasil

Basilio da Gama - Biografia
Biografia em outro site de Basílio da Gama
Pesquise em outro site obras de Basílio da Gama
Basílio da Gama (wiki)

Obras:

O Uruguai - Resumo da obra
O Uruguai - Basílio da Gama (Resumo)
O Uruguai (resumo) (Basílio da Gama)
O Uruguai (resumo)
Quitúbia; Declamação trágica
Retorna

Fonte 1: •Enciclopédia Digital 99 • ( Literatura e Leitura ) •