Afonso Arinos (1868-1916)
Afonso Arinos de Melo Franco, escritor brasileiro nascido na cidade de Paracatu, em Minas Gerais. Cursou Ciências Jurídicas na Escola de São Paulo.
Retorna a Minas Gerais, passando a residir em Ouro Preto, onde foi responsável pelas fundações do Arquivo Público Mineiro e da Faculdade de Direito, onde lecionaria.
Os contos de Afonso Arinos, pioneiros representantes do regionalismo literário brasileiro, foram inicialmente publicados em jornais e periódicos, tendo sido escritos desde o período do curso acadêmico.
Exerceu a atividade jornalística durante a época do episódio da Guerra de Canudos sendo diretor do jornal Comércio de São Paulo.
A obra de Afonso Arinos, realizando trânsito entre o parnasianismo e o realismo, tem seu melhor momento nos contos regionalistas, sobretudo no volume Pelo Sertão, publicado em 1898, em que faz um preciso traçado da vida e da paisagem no sertão mineiro.
Outras obras do escritor foram publicadas através dos seguintes volumes: Os Jagunços (1898), Lendas e Tradições Brasileiras (1917), O Mestre do Campo (1918), Histórias e Paisagens (1921).
Biografia de Afonso Arinos em outro site
Pesquise em outro site obras de Afonso Arinos
Afonso Arinos de Melo Franco (Brasil)(wiki)
Conto:
O Assombramento